Ana Cristina Melo
escritora

Blog da Ana

Língua portuguesa ou Matemática?

Raciocínio Lógico

Na época da escola, do que você gostava mais: Português ou Matemática?

Eu sempre amei as duas disciplinas. Modéstia à parte, minhas notas eram excelentes em ambas.

Fiquei em 1° lugar numa Olimpíada de Matemática, tanto quanto tinha redação frequentemente elogiada e com nota máxima.

A primeira área que me agarrou foi a matemática. Com ela e toda a magia do raciocínio lógico eu entrei na área de computação, me especializando, degrau a degrau, no Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação.

A Analista de Sistemas sempre amou lógica. E acha que ela é importante para usarmos em várias áreas da nossa vida. Tanto que ela está presente no raciocínio lógico, na lógica matemática, na lógica de programação, na lógica de vida.

Afinal, quando usamos o “se” na tentativa de prevenir situações, estamos fazendo uso do raciocínio lógico.

Mas a Língua Portuguesa sempre esteve ali, caminhando de mãos dadas comigo. E resolveu tomar posse do seu protagonismo a partir de 2005, quando me tornei escritora.

Você há de perguntar: mas qual área te atrai mais? E hoje eu digo com certeza: as duas estão empatadas.

Porque eu posso ter descurtido da área de desenvolvimento de sistemas, mas não abandonei a paixão pela lógica. Basta colocar um problema na minha frente e eu viro criança. Amo uma planilha, amo fazer cálculos, amo desafios e por aí vai. rsrs

A verdade é que não deveríamos escolher entre uma disciplina e outra, porque ambas são essenciais na nossa caminhada. É claro que escolhemos áreas de atuação: exatas ou humanas, que vão priorizar a especialização em um dos lados. Mas isto não significa que a outra disciplina vai deixar de existir na rotina do dia a dia.

Trabalhar o raciocínio lógico é excelente para a saúde mental, para obtermos mais criatividade nas nossas profissões, aprendermos a conectar ideias, tomar decisões, antecipar consequências, viver plenamente.

Então, acredito que todos deveriam, sempre, valorizar as duas matérias. Sempre estudar, sempre aprimorar, sempre buscar estar cada vez mais seguro.

Na época que eu prestava concursos públicos, eu tinha uma rotina valiosa. Eu buscava ser excelente em matérias que na maioria das vezes caíam nas provas. E deixava para me desgastar com as matérias específicas de cada cargo. Então, normalmente, eu gabaritava ou tirava notas altas em português, matemática, raciocínio lógico e inglês. Sobrava o esforço para as matérias específicas. E valeu a pena! Fui aprovada em diversos concursos, e já passei por 2 órgãos públicos.

Para melhorar a brincadeira, que tal 3 exercícios de raciocínio lógico, que vão misturar português e matemática? E ainda com a resposta comentada?

Vamos lá! Vou usar as imagens postadas no Instagram. Respostas no final do post.

EXERCÍCIO 1:

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RESPOSTAS:

EXERCÍCIO 1. 

Aqui, precisamos prestar atenção na grafia dos números do enunciado. Ele diz “três oitos, três zero”.

Em um primeiro momento, sem prestar atenção, você pode imaginar que a resposta seja 888000.

Mas veja que oito está no plural, mas zero não está. Então, não se trata da mesma solução.

Da mesma forma que se estivesse escrito “três oito, três zero”, poderia ser algo como “38,30”.

Se você estivesse ditando um número de telefone para alguém, poderia dizer que tem “três oitos”, ou seja, 888, depois vem o número três, seguido do número zero, que é a situação do nosso enunciado. Então, a nossa resposta é:

(b) 88830

 

 

EXERCÍCIO 2. 

De novo, precisamos prestar atenção na grafia do que está escrito. Em um primeiro momento, você pensaria que o nome da quinta gatinha é sexta, certo? Errado!

A sequência lógica dos nomes tem o objetivo de desviar sua atenção, e te fazer se concentrar nisso, em vez de interpretar do que se trata a questão. Repare na última frase. Ela não é uma pergunta, pois não tem o ponto de interrogação (?). Ela é uma afirmação.

Então, o nome da quinta gatinha é: qual.

 

 

EXERCÍCIO 3. 

Sequências lógicas necessitam da nossa análise crítica. Quem coloca uma questão assim, está buscando entender nossa linha de pensamento, e a capacidade para resolver problemas.

Quando há sequências numéricas, alfabéticas ou mesmo imagéticas, você precisa identificar, a partir de intuição e observação, qual o padrão entre os elementos. Às vezes, será preciso usar alguns cálculos, mas nada do fim do mundo.

Para solucionar estas sequências é preciso relembrar os conceitos de:

  • progressão aritmética (cada termo, a partir do segundo, é a soma do anterior + um número constante)
  • progressão geométrica (cada termo, a partir do segundo, é o produto do anterior por um número constante)

Mas é preciso também ampliar o universo mental, percebendo que as associações podem estar relacionadas com outros elementos do nosso dia a dia.

Por exemplo:

É uma pergunta de raciocínio lógico se eu digo:
Num cesto tem batata, chuchu, inhame e água sanitária. Que elemento não pertence ao cesto?
Usamos essa lógica no dia a dia. Quem aqui mistura produto de limpeza na sacola de comida? kkkk

Voltando ao exercício, vamos analisar os nomes dos personagens:

Janda
Keila
Lima

1ª observação:
Sequência mulher – mulher – homem
Poderia deduzir que o 4° termo seria o nome de um homem. Só que, entre as opções, não há nomes de homens.

2ª observação:
Janda tem 5 letras; Keila tem 5 letras; Lima tem 4 letras
Será que o 4° nome também teria 4 letras? Não temos essa opção nas respostas.

3ª observação:
Percebemos que as iniciais dos nomes são sequenciais, no alfabeto, J – K – L.
Opa! Isso nos leva a acreditar que o 4° nome começaria com a letra seguinte: M.
Só que temos 2 nomes com a letra M.
Seguindo nesse raciocínio, podemos pensar em outras possibilidades.

E a que leva à resposta é a que analisa a segunda letra de cada nome.
A (Janda) – E (Keila) – I (Lima). Na sequência lógica, deveria vir a letra “O”.

E a resposta certa é a letra (c) Moana.

Observação: há outra linha de raciocínio que também nos daria a letra (c). Mas como tem um argumento mais fraco, provavelmente não seria esta a solução do problema.
Veja que JanDA, KeiLA e LiMA, terminam com sílabas de consoante + vogal A. Sendo assim, entre Moana e Maria, a que se qualificaria seria MoaNA.

E aí, gostaram?

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